Governo da Paraba

JUNTA COMERCIAL DA PARAÍBA ESTRUTURA PDF Imprimir E-mail
Sáb, 02 de Janeiro de 2010 02:21

Visando melhor atendimento e maior celeridade aos processos de abertura, fechamento e tramitação de processos, a Junta Comercial da Paraíba promoveu no atual Governo diversas ações de estruturação tanto no que se refere aos espaços físicos, aquisições de novos equipamentos, capacitação profissional e melhoria  no sistema de informatização.

O prédio sede da Junta Comercial, em João Pessoa passou por reformas e ampliações no sistema de atendimento. Foi ampliado o NOI – Núcleo Operacional de Informações onde os usuários dispõem de recepcionista treinada para minimizar o tempo de espera e agilizar os atendimentos.

De acordo com o presidente da Junta Comercial, Neto Franca os serviços de digitalização vem facilitando o trabalho tanto dos servidores do órgão, quanto dos micro,  pequenos empresários e novos empreendedores que buscam atendimento.

Dentre os novos serviços já disponibilizados à população estão:  o Sped- Sistema Público de Escrituração Digital e o Tele-Junta –tele atendimento onde o usuário tira dúvidas,obtém informações sobre processos  e em breve meados de janeiro já estará em funcionamento o Mei -Micro Empreendedor Individual,  e previsto para o segundo semestre de 2010, oRedeSim- Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

Além da implantação dos novos serviços o prédio da Jucep  passou por modificações, como obras de infra-estrutura,informatização do arquivo, capacitação de funcionários , implantação de um painel eletrônico para atendimento ao público, aquisição de fardamento para os funcionários facilmente identificados também por crachás.

Todos os serviços foram implantados por orientação do Governador José Maranhão, que através do presidente Neto Franca e com o apoio do Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edivaldo Nóbrega e dos Diretores Nelcir e Junior,além dos vogais e funcionários em  seu  novo modelo de gestão, não tem medido esforços para atender bem  tanto os novos quanto os antigos empresários da Paraíba.

Os benefícios também foram estendidos a Delegacia de Campina Grande, com implantação de duas novas salas informatizadas e recuperação da prefeitura em toda a estrutura física.

Os escritórios de Itabaiana, Guarabira, Patos, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras também passaram por reformas e melhoramento nas estruturas.

Entendendo os novos serviços:

O SPED

O MEI - O MEI será registrado na Junta Comercial, terá um número no CNPJ fornecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e um Alvará da Prefeitura. Se a atividade for comercial ou industrial, também terá um registro na Secretaria da Receita Estadual

RedeSim- De maneira geral a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios é um sistema integrado, que vai permitir a abertura, fechamento,alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil,simplificando procedimentos.

- Sistema Público de Escrituração Digital começou a ser desenvolvido ainda no Governo Fernando Henrique Cardoso com a edição da Lei 9989/00 - Plano Plurianual que contemplava o Programa de Modernização das Administrações Tributárias e Aduaneiras.

Junta Comercial do Estado da Paraíba - JUCEP

Av. Princesa Isabel, 755 - Centro, CEP: 58013-250, João Pessoa - PB